quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como recarregar seus cartuchos de impressora com agua

 
     Eu sou só um pobre rapas latino americano por isso estou sempre procurando um jeito de  economizar meu suado dinheirinho.
     Na hora de imprimir texto no meu computador, por exemplo, eu sempre utilizo de cartuchos recarregáveis.
     Já tive péssimas experiências com recarga de cartuchos. Minha impressora já bebeu muita tinta por causa daqueles Kits de recarga amaldiçoados que obrigam você a espetar o pobre cartucho com uma agulha e enfiar o conteúdo negro no pobre aparato.
     Outro dia eu estava pesquisando na Internet um jeito mais fácil de reciclar cartuchos de impressora e encontrei um vídeo, que para mim e no mínimo inovador.
    O vídeo demonstrava passo a passo como recarregar um cartucho da HP com agua. Isso mesmo com agua!!!
    No inicio eu duvidei, mas como sou muito curioso, resolvi testar no meu cartucho HP60 da impressora HP Deskjet F4480 , e para minha total surpresa aquilo realmente funcionou!!! Mas como aquilo era possível!!!
    Minha curiosidade funcionou novamente e eu resolvi desmontar a tampa  do meu cartucho para entender como eu avia conseguido aquele feito incrível.
    Não consegui desmonta lo, e depois de xingar vários palavrões, decidi cerra lo ao meio, pois desmontar era muito difícil, a tampa era muito bem colada.
    Logo que  acabei de  cerrar consegui entender por que a recarga com agua era possível.
    Tanto o cartucho preto como o colorido avia uma esponja dentro, que ficava totalmente molhada de tinta mesmo quando o cartucho começa a falhar.
    A tinta não acaba totalmente deixando uma pequena quantidade do liquido precioso no cartucho.
    Então quando eu colocava agua no cartucho, usando o mesmo método de recarga usado na recarga de tinta, a agua se misturava na tinta, que por ser solúvel em agua, se dissolvia e completava novamente o cartucho com tinta, bem mais rala que a original, mas que funciona perfeitamente bem na impressão de texto.
    O vídeo que ensinava a recarregar cartucho com agua já foi retirado do YouTub e então eu resolvi postar aqui neste humilde blogger um tutorial.

    Vamos a pratica!!!

Primeiro leia a lista de material que você vai precisar para fazer a recarga tanto no cartucho colorido quanto o preto.

2-seringas de farmácia de 5ml.(uma seringa para injetar agua e outra para sugar no Snap Fill)
1-copo de agua de preferência destilada ( também pode ser agua filtrada).
1-Snap Fill
Papel toalha (para limpeza dos cartuchos)
par de luvas cirúrgicas encontradas em farmácia ( para não sujar as mãos de tinta).
Plástico de lixo (para forrar a mesa onde ira fazer a recarga).

Agora forre uma mesa com plástico de lixo ou outro semelhante para começar a trabalhar.

O primeiro passo e retirar a etiqueta da tampa do cartucho.
Agora vamos aprender como identificar a entrada de tinta dos cartuchos HP60.
Aposição das entradas de tinta do cartucho HP60color estão ilustradas  na figura abaixo.
 















O segundo passo e encher a seringa com 2ml de agua destilada.




terceiro passo e espetar a seringa nas entradas de tinta dos cartuchos
use 2ml  em cada entrada de tinta.
OBSERVE ATENTAMENTE, que a agulha, não pode ser enterrada até o fundo. No máximo, enterre 3 cm da agulha, ou use uma que tenha tal profundidade. Do contrário, vai furar a tela interna do cartucho inutilizando-o. 






Injete a agua bem devagar e depois deixe o cartucho descansando fora da impressora, em cima de um plástico qualquer, por algumas horas para agua misturar-se a tinta.

Lave bem com agua  a  agulha da seringa se for reutiliza-la para injetar numa entrada de cor diferente daquela que você injetou anteriormente.
















     agora vamos precisar do  Snap Fill.
para quem não sabe Snap Fill e um aparelho usado para retirar a bolha de ar que fica no cartucho quando e feito a recarga. E muito importante que esse aparelho seja usado.
Depois de encaixar o cartucho no Snap Fill vire o cartucho com o Snap Fill de cabeça para baixo e depois  e só sugar 0,5ml de tinta.
Pronto agora limpe a cabeça do cartucho com um papel toalha.




O vídeo abaixo ensina o procedimento de recarga normal (com tinta) e no final ensina a usar o Snap Fill




video



    Muita gente vai ficar surpresa quando experimentar esta técnica de recarga, pois a recarga com agua fica muito semelhante à recarga com tinta.
    A única desvantagem e na hora de imprimir fotos grandes, pois o papel vai enrugar um pouco, mas a cor fica muito semelhante à recarga com tinta.

5 comentários:

  1. bom alexandre, seguindo a linha de raciocinio das empresas de cartuchos, a tinta usada neles é pigmentada ou seja a prova d'agua e corante tb ao colocar agua ns cartuchos com certeza vc vai imprimir mas nao garante qualidade segundo seu texto, tem mesmo tinta nas esponja mas uma hora esta tinta vai acabar com tanta agua, sem contar com a cabeça de impressao que nao vai aguentar
    pois na formulaçao da tintas a agua usada nao é agua destilada e sim deionizada. portanto te aconselho a usar tinta corante ou pigmentada especifica e nao universal como se vende por ai em qualquer esquina, pois no mercado existe titas proprias para cada impressora exemplos
    corante, pigmentada , sublimatica , corante hp , corante vivera, pigmentada hp, pigmentada vivera"photsmart" etc etc . bom acho que da pra esclarecer suas duvidas grato
    marcus

    ResponderExcluir
  2. Eu dei recarga no cartucho, e o preto sai cinza e o colorido distorcido, nn está com ar, pois assoprei o cartucho várias vezes, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. vi o link da postagem que deixaram no meu blog, bom, essa técnica com água não se assemelha nada com a recarga com tinta, primeiro que o restinho de tinta que tinha no cartucho se mistura com a água, como a patty disse que ficou cinza no cartucho dela, por ter trabalhado na área além de desenvolver técnicas e ferramentas, aconselho usar água só se for lavar o cartucho obstruído, sinceramente isso é inútil!

    ResponderExcluir
  4. Concordo acabei de jogar 3 cartuchos fora, primeiro coloquei o famigerado bulk ink não discordo da funcionalidade do mesmo, mais se for passar muito tempo sem usa-lo ou se por uma infelicidade vc deixar a tinta dos potes acabar ja era, vc não vai conseguir fazer com que as tintas cheguem aos cartucho como veio da loja e sem contar a sujeira, cara se vc não tem experiencia pra mexer com esses aparatos aconselho a usar o cartuchos comum, fácil de manusear e a impressora te avisa quando for necessário fazer outra recarga.

    ResponderExcluir